segunda-feira, 18 de junho de 2012

PAROXETINA CAUSA DEPENDÊNCIA?

    Quanto a dependência, as drogas da família da paroxetina não causam dependência propriamente dita, mas a parada do medicamento, se não feita de forma adequada, pode desencadear uma crise (denominada crise de descontinuação) que pode ser particularmente difícil de se enfrentar. 

    Para descontinuar a droga de maneira segura, conte a seu médico sua intenção para que ele lhe oriente durante este período. Uma descontinuação incorreta pode exacerbar os sintomas da reação de descontinuação da paroxetina, que tipicamente aparece quando se interrompe o tratamento de forma brusca e repentina, ou quando se esquece de tomar o medicamento por alguns dias. O site http://descontinuando.info contém mais informações sobre a parada problemática do tratamento.

   De qualquer forma, não se preocupe, pois nenhum efeito é permanente (nem os efeitos colaterais, como o retardo na ejaculação, nem os efeitos da reação de descontinuação) e eventualmente passam com o tempo.

   Apenas recomendo que tenha um acompanhamento não só psiquiátrico mas também psicológico para tratar a fobia social, pois este tipo de droga trata apenas os sintomas, mas não a fonte do problema. Para isto, procure um psicólogo.

EFEITOS COLATERAIS DA PAROXETINA


A Paroxetina é uma droga comumente utilizada no tratamento da fobia social. Chamada oficialmente de Cloridrato de Paroxetina, é comercializada sobre o nome de Pondera ou Paxtrat aqui no Brasil. Existem certos efeitos colaterais bem característicos associados à esta droga, mas ela não causa dependência nem "diminui ereções, como muitos dizem por aí.

Um efeito bastante conhecido deste medicamento é o retardo na ejaculação em homens e possivelmente anorgasmia em mulheres. A droga também pode causar uma diminuição na libido mas não causa impotência sexual. Isto é, não "diminui ereções", mas pode atrasar significantemente o ápice sexual. Isto pode ser um benefício se você sofrer de ejaculação precoce, mas também pode se tornar uma frustração dependendo do caso. 

É possível dizer que efeitos colaterais desta droga incluem formigamentos e dormências, principalmente no começo do tratamento. Mas todos estes efeitos eventualmente diminuem a medida que seu corpo se acostuma com a droga. O uso da paroxetina também pode causar certo ganho de peso.

Uma informação importante é que a paroxetina demora cerca de 2 a 3 semanas para começar a surtir o efeito desejado e, até lá, pode causar uma certa piora dos sintomas cujos efeitos deseja-se tratar.